Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de março de 2010

UM VELHO FILME NA POLITICA DO RN



Quando Garibaldi Alves Filho, hoje queridinho do rosalbismo, trouxe a adutora Assú-Mossoró o esquema da sua atual aliada montou uma pesada, violenta, pode-se dizer quase terrorista, campanha de queimação da obra.
Os mossoroenses, dizia-se à época com apurado cinismo, iriam beber água contaminada, uma espécie de "refresco de defunto". Justificava-se a aberração com o fato da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves abrigar no seu fundo, o Cemitério de São Rafael. Ora, a referida barragem há anos abastecia diversas cidades do Estado sem que ninguém tivesse morrido por beber da sua água, mas eu lembro até mesmo de um bioquímico falando no rádio sobre o "grande perigo" da água da barragem.
Lembro também de um testa-de-ferro do esquema, na Câmara Municipal, quando Rômulo Macedo veio apresentar o projeto na Câmara dizendo nos cantos de parede: temos que detonar essa adutora, pois do contrário Garibaldi vai ganhar muito espaço em Mossoró.
Hoje, depois de cerca de uma década da barragem não se registra um único caso de contaminação. O que vemos é a entrada de dez a vinte caminhões de água mineral entrando na cidade por dia. A classe média desaprendeu a beber água da torneira, mas o povão que toma a água que vem da barragem nunca apresentou qualquer tipo de contaminação.
Garibaldi, por sua vez, deixou de ser o "patinho feio" para ser o cisne com quem se pode contar para o voto casado.
Agora o mal-assombro fica por conta do presídio federal.
Ninguém diz que ele fica num ambiente que já tinha três presídios. A saber, a Penitenciária Mário Negócio, Presídio Estadual e Pavilhão de Segurança Máxima, repito, de segurança máxima. Tudo isso foi muito bem recebido quando construído porque os governadores e os presidentes brasileiros que os fizeram eram do esquema que governa a cidade.
O presídio federal de Mossoró é de um modelo que só existe no primeiro mundo e nunca se registrou uma fuga de presos em nenhum deles pelo mundo afora. Mas em Mossoró, hoje ele é visto com o mesmo olhar com que foi vista adutora "matadora" dos tempos em que Garibaldi era feio, incompetente e desonesto na boca dos seus atuais "amigos de infância".
Faz muitíssimo pouco tempo. Está ainda muito fresco na memória da cidade a vinda de Lula para inaugurar a Ufersa. Ele transformou uma escola superior isolada que em 33 anos de existência tinha dois cursos e que, ao transformar-se em universidade federal está beirando as duas dezenas de faculdades. Mas... Isso não valia nada. Dix-huit virara herói da cidade quando federalizou a Esam, Lula, ao transformá-la em universidade multiplicando-a por dez virou vilão. Lula teria vindo apenas inaugurar um muro...
Se um dia o rosalbismo voltar a se unir ao wilmismo, e Lula, o sapo barbudo, se dispuser a pedir votos para Rosalba, o presídio ficará tão bonzinho para Mossoró, como hoje é importante a adutora feita pelo "governador das águas"...
Quem não lembra que amigos do grupo dominante de Mossoró viraram em pouco tempo, papa-figo, rei do baralho e vândalo destruidor de túmulos. Resta saber até que ponto acreditam que o povo continuará acreditando nestes factóides que mudam da água para o vinho ao sabor dos ventos do oportunismo político.

Trágico
Seria absolutamente cômico se não fosse absolutamente trágico.
A Globo e o PIG inteiro criticando o governo brasileiro por ter cumprido o direito que lhe foi dado pela OMC - Organização Mundial do Comércio -, de retaliar os Estados Unidos em cima de produtos de luxo, pelo fato do Tio Sam ter dados subsídios aos produtores de algodão ferindo a legislação mundial do comércio.
Querem mesmo o Brasil rastejando.

Engraçado
Depois de engavetar 83 pedidos de CPIs para investigar irregularidades e casos de corrupção envolvendo o PSDB, a tropa de choque tucana na Assembleia Legislativa de São Paulo, comandada pelo governador José Serra, resolveu finalmente aceitar a instalação de uma CPI política: mas justamente uma que não envolve os tucanos ou seus aliados, e sim lideranças do PT.

Empregos
A previsão de quem entende do assunto é que em 2010 serão gerados nada menos que dois milhões de empregos formais



FONTE: JORNAL DE FATO, COLUNISTA CRISPINIANO NETO..
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário